sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Estrada (mais um excerto)

O animal aproximou-se de mim cautelosamente, transparecia a desconfiança de um animal ferido e cansado, um olhar profundo mas tortuoso, uma expressão feroz mas ao mesmo tempo de resignação.

Senti imediatamente um laço de compaixão, no fundo a nossa história tinha-se cruzado, ambos carregávamos sofrimento.

Partilhei o resto da carne que tinha com ele, com movimentos suaves aproximei-me, tinha uma ferida no dorso, parecia um golpe de um machado godo, era um corso, um grande mastim que durante séculos acompanhou as legiões. Possivelmente o único sobrevivente de um saque a uma das muitas Villas isoladas na região.

Lavei-lhe a ferida e ambos seguimos viagem, dois companheiros numa província a ferro e fogo, isolados e a procura de esperança.

Continuei a viagem junto à estrada de forma a chegar o mais rápido possível ao meu destino, sempre tenso, nunca largando o gládio e com o meu novo companheiro seguindo na retaguarda atento a todos os sinais.

Observei atento a paisagem que percorria, em tempos seguia a cavalo pela estrada, sempre em velocidade, sem prestar atenção à natureza, aos sons, diria até ao mundo, arrogância da juventude.

Após longas horas vi ao longe a cidade fortificada de Emerita Augusta, conseguia apenas distinguir o imenso fumo que povoava o horizonte em redor da cidade.

O corso ladrou freneticamente, foi então que comecei a ver silhuetas humanas que vagueavam em sentido contrário à povoação. Vi homens, mulheres, crianças assustados nas sombras das árvores, alguns imóveis, outros chorando, vagueando sem direcção apenas com o terror no rosto, talvez pensando que tudo fosse um pesadelo.

Mas era a realidade da Hispânia, estávamos todos sozinhos, para sobreviver precisávamos de união, de encontrar alguma resistência, de ripostar, esse era o meu pensamento, o meu ideal, a minha força de viver.

Dirigi-me a um grupo de pessoas que se encontravam sentadas em silêncio a observar o crepúsculo.

- Saudações o meu nome é Titus procuro saber novidades de Emerita? - Olharam uns para os outros até um homem velho e com a túnica envolta em sangue respondeu com toda a simplicidade.

- Emerita caiu…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parte 5

Os dias,  as noites, sobretudo as noites assumiram um ritual.  Um permanente sonhar acordado. Um formigueiro no corpo, mil imagens a passar ...